Tudo aquilo que custar sua paz, sempre será caro demais

Salário alto, relacionamento de aparências e vaidade custam mais do que sua alma podem pagar e, passar a vida toda querendo mantê-las, faz você perder o controle da própria vida e entrar em uma frustração surreal.

Estamos sempre atrasados, nunca temos tempo para o essencial e reclamamos de (quase) tudo. A “grama” do vizinho é sempre mais verde, o relacionamento do amigo mais feliz e o trabalho do colega mais interessante.

Nessa rotina de reclamações constantes, buscamos incessantemente duas coisas na vida: a felicidade e a paz, sem entender, no entanto, que os dois sentimentos estão aliados e não tem relação nenhuma com bens materiais, aparência ou relacionamentos.

Não adianta ler todos os livros de autoajuda disponíveis ou buscar profissionais de todas as áreas de saúde para te aconselhar, se você não está disposto a colocar em prática o que aprende. Entenda que, sem a prática, nenhuma teoria funciona.

A felicidade e paz não são vendidas em cápsulas e não estão disponíveis nas prateleiras das farmácias. São estados emocionais que precisam ser desenvolvidos a partir do conhecimento da própria personalidade. Um famoso escritor disse uma vez: “o primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz.”

Conhecer-se, saber o que o impulsiona é tão importante quanto respirar. O que te move nesse mundo? Quais são seus ideais? E, o mais importante: o que tem feito para conseguir?

Querer não é suficiente para atingir os objetivos. Você precisa conhecer as causas que motivam seus sonhos e as condições que tem para realizá-los, do contrário, sempre será frustrado e infeliz.

Fernando Pessoa afirmava, em toda a sua sabedoria, que o sucesso de tudo está no agir: “Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"

Encontrar felicidade na própria vida, ser grato pelas oportunidades e reconhecer a bondade dos detalhes, faz com que a paz se acomode dentro da alma

Paz não é algo negociável, que você pode dar como moeda de troca ou que aceite perder com normalidade. Estar em paz consigo mesmo vale mais do que qualquer dinheiro no mundo. Então, caso seus sonhos estejam norteados apenas em algo consumível, você precisa rever seus conceitos sobre felicidade. Machado de Assis dizia que “o dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele.” E, convenhamos, ele estava certo.

A Paz não é fácil de conquistar porque envolve disciplina, perdão e generosidade. E, sim, isso são atitudes difíceis de serem praticadas. É fácil verbalizar o perdão, quando se não foi ferido na alma. É fácil discursar sobre generosidade, quando você nunca precisou dividir seus bens. É fácil falar de disciplina se você desconhece os próprios limites.

Ninguém consegue a paz sem antes passar pelo deserto. Para saber perdoar, você precisa ser ferido. Para ser generoso, você precisa aprender a ser desprendido. E, para ter disciplina, você precisa ser advertido por quem ama. Para Einstein “a paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.”

Nada vale a nossa paz, nem esse relacionamento que você insiste há anos. Você pode ter encontrado a pessoa dos seus sonhos, estar vivendo um relacionamento digno de Oscar e ela pode ter as qualidades mais admiráveis do universo, se não trouxer paz no coração, acredite, não é para você.

26 comentários:

  1. Que belo textooooo!!!
    A paz é maravilhoso e não é fácil alcançá-la.
    "... se não trouxer paz no coração, acredite, não é para você" e que tapa na cara esse trecho hahahha!
    Sério, amei o texto!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :)
      Temos que lutar bastante para consegui-la.

      Excluir
  2. A pouco comentei em um blog e acredito que a reflexão que li lá e a sua se complementam totalmente. realmente não vale tudo por por algo que pode tirar sua paz. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  3. Que texto maravilhoso. Estamos sempre querendo o que ainda não é nosso, e isso é totalmente prejudicial para nossa saúde mental
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só li verdades. Nada vale a pena se tira a paz e a alegria. Nenhum dinheiro, nenhum bem material, nada disso importa. Estar bem consigo mesmo é algo raro e nada no mundo consegue suprir a alegria de viver por inteiro!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Lindas palavras e ótima reflexão. Sentimentos em forma de um texto lindo!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, tanta verdade escrita!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  7. Também acho, tudo que perturba nosso mundo, deve ser deixado de lado, tudo que é ruim - tanto pessoas quanto sentimentos - devem ser deixados de lado. Adorei o texto, lindas palavras, vou adicionar seu blog ao roll, estarei sempre aqui!

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Texto belo e reflexivo.
    Fernando Pessoa e Machado de Assis sempre tão verdadeiros em suas palavras.
    Sempre estamos em busca de algo, é raras vezes damos o valor ao que temos.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a reflexão, estar em paz consigo mesmo é algo difícil de se conseguir, leva tempo e dedicação. Temos grandes preocupações e muitas vezes queremos algo que nos custa a paz.
    Beijos boa semana , obrigada pela visita ao blog!
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Falou tudo! Adorei sua reflexão e realmente nada é mais importante do que nossa própria paz. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  11. Só li verdades. Texto muito lindo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Texto perfeito!
    Palavras inspiradas e verdade absoluta.
    A maior riqueza é a paz interior.
    Aquela que é tão potente que extravasa e alcança o exterior.
    Precisamos de paz para o mundo e só vamos alcançar esse objetivo quando transformarmos nosso universo particular.
    Parabéns pelo post!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Uauuu, Norton. Estou impressionada com esse texto, principalmente por causa das verdades pensadas e sabiamente colocadas para nós. Esse texto me fez refletir como eu tenho levado a minha própria vida, e como tenho deixado a carência colocar tristeza no meu andar. As vezes a angústia me toma o ânimo de agir, é hora de fazer isso parar.

    Um beijo da Yana,
    Abrigo em Ti
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.